Hoje o dia está lindo aqui no meu Rio Grande do Sul querido. Ééé, agora estou de volta a minha terra e como é domingo, resolvi fazer um bolo com um sabor intrigante. Já fazia um tempo que queria experimentar . Uma amiga me deu a receita e disse que eu gostaria muito. Ele mistura doce com o amargo da casca da bergamota e um equilibra o outro. Adorei e espero que você também goste.
Ah! Pra quem não sabe a bergamota é a mexerica. Aqui no sul tu como bergamota nééééé!
Ingredientes:
2 bergamotas sem as sementes (mas com as cascas)
1/2 xíc. de chá de óleo
1/2 xíc. de chá de leite
4 ovos inteiros
2 xíc. de açúcar
2 xíc. de farinha de trigo peneirada
1 1/2 colher de sopa rasa de fermento para bolo.
Bata no liquidificador as bergamotas(não use a ponkan, ela é muito grande) com as cascas, o óleo, o leite, os ovos e o açúcar. Despeje essa mistura em uma tigela ,acrescente a farinha e ,por último, o fermento. Pode ser que você tenha que aumentar um pouco a quantidade de farinha, isso vai depender do tamanho dos ovos e das bergamotas, mas a média é essa que está nos ingredientes. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada ( usei a de furo no meio) e leve ao forno pré- aquecido 180º graus por mais ou menos 45 minutos ou até espetar o palito e este sair limpo.
Para cobrir, fiz um brigadeiro bem molinho, mas você pode polvilhar açúcar de confeiteiro que também fica lindo. O brigadeiro combina bem porque equilibra o amarguinho dos pedacinhos da casca da bergamota que ficam na massa.
Dica: para quem não gosta do sabor da casca da bergamota, pode fazer só com os gomos sem problemas.
Uma linda semana a todos!!!
Parece ótimo Lu, vou fazer...
ResponderExcluirBjs amiga, saudades!
Parece ótimo Lu, vou fazer...
ResponderExcluirBjs amiga, saudades!
Meu pai adorou, comeu quase a metade sozinho!! KKK Faça e depois me conte...bjkas cheias de saudades!!!
Excluir