domingo, 7 de junho de 2015

PUDIM DE CLARAS


Estou chegando com uma receita que acho uma delícia, mas que nunca tinha feito em casa. Parece uma nuvem de tão leve, desmancha na boca e o melhor de tudo é que as pessoas que têm intolerância a lactose podem comer sem medo de ser feliz!!!

Ingredientes

Calda

3/4 de xícara de chá de açúcar
1/4 de xícara de chá de água

Pudim

6 claras
1 xícara de chá bem cheia de açúcar
1 pitadinha de sal

Comece pela calda, misturando o açúcar com a água em uma tigela até dissolver bem. Passe para a própria forma do pudim e leve-a ao fogo baixo/médio até dourar. Cuide para não deixar a calda muito escura, pois pode queimar o açúcar e o gosto não fica legal. No meu fogão demorou mais ou menos 10 minutos. Desligue e com a ajuda de um pano de prato segure a forma e vá girando-a para a calda cobrir todo o fundo e as laterais. Reserve.Aproveite e ligue o forno à 150ºC.
Em uma batedeira coloque as claras, a pitada de sal e  bata começando pela potência mais baixa. Vá aumentando e deixe chegar até um ponto bem firme (em batedeiras planetárias leva uns 3 a 4 minutos, em outras um pouco mais). Sem desligar, vá acrescentando o açúcar aos poucos e bata mais uns 5 a dez minutos até ficar bem consistente, como picos.
Coloque essa massa de claras na forma caramelada e com a ajuda de uma colher vá comprimindo para que não fique ar dentro. Se precisar bata a forma na bancada . (Usei forma de 22 cm de diâmetro).
Coloque água fervente em uma assadeira e acomode a forma de pudim. O nível da água deve ficar em três dedinhos da altura da forma , não mais que isso. Leve ao forno por aproximadamente 40 a 50 minutos. Ele vai crescer, mas não se preocupe , pois quando retirar ela volta ao normal. Deixe esfriar por uns 8 minutinhos e desenforme com muito cuidado e paciência. Se preferir passe uma faquinha na borda para desgrudar um pouquinho.



*OBS: com as gemas que sobraram vc pode fazer uma baba de moça, aproveitando assim todos os ingredientes.


2 comentários:

  1. Parabéns querida, seu blog é uma doçura rssss vc é muito caprichosa com suas receitas, obrigada por dividir essas receitas tao gostosas. Estarei sempre aqui de Cuiabá acompanhando suas receitas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha flor!!! São vocês leitores que nos impulsionam!! Bjkas!!!

      Excluir