domingo, 17 de maio de 2015

NHOQUE DE BATATAS SUPER MACIO, DESMANCHANDO DE BOM!!




Adoro nhoque, mas é difícil comer um que desmanche na boca. A maioria fica duro, e com aquele gosto de farinha que não dá pra querer né?!
Essa semana me deu aquela vontade de saborear esse prato, então me lembrei de uma receita que minha tia avó faz e que fica muito boa.  Resolvi fazer umas adaptações de outras que andei fuçando na internet e ficou muuuuuuito boa. Valeu muito a pena, desmancha na boca e não fica com aquele gosto de farinha.
Algumas dicas são importantes na hora de fazer um bom nhoque: a batata deve ser aquela rosa, por ter menos água do que a outra e não precisar de tanta farinha para encorpar a massa. Quando for misturar a farinha às batatas, deixe o purê quase enfriar, pois estando muito quente, a umidade pede mais farinha e isso ajuda a deixar a massa mais dura. São pequenos detalhes, mas fazem toda a diferença com relação a textura e sabor.

Ingredientes

1kg de batatas rosa
80grs de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
50grs de queijo parmesão ralado
1 ovo grande ou 2 pequenos
Farinha  de trigo até dar o ponto ( acredito que fique entre 200 à 300 grs)
Uma pitada de nós moscada, (opcional)
Sal a gosto

Cozinhe as batatas com a casca até que fiquem bem macias. Retire as cascas e passe as batatas no espremedor ainda quentes. Quando o purê estiver quase frio, acrescente o(s) ovo(s), a manteiga, o sal, a nós moscada e o queijo parmesão ralado. Misture tudo muito bem. Vá acrescentando a farinha aos poucos até dar o ponto de desgrudar das mãos, mas levemente pegajosa. Para ter certeza da textura, deixe uma panelinha com água e faça um teste com alguns para sentir como está. É melhor fazer assim do que você colocar muita farinha e passar o ponto.Faça os rolinhos (não esqueça de deixar a bancada bem enfarinhada para facilitar) corte no tamanho desejado e vá colocando em uma forma com farinha para que eles não comecem a grudar um no outro.
Cozinhe-os em água fervente e quando subirem retire e passe para uma travessa já com um pouco de molho e vá alternando nhoque e molho . Jogue um belo queijo ralado por cima e pronto, é de comer ajoelhado de tão bom!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário