segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ANTEPASTO DE BERINJELA


Olá turma da cozinha, cheguei com essa receita que é super fácil e que eu adoro. Com um pãozinho italiano e um fio de azeite nem precisa de mais nada.
Já faz um tempo que estou querendo fazê-la, e como tinha comprado algumas berinjelas na feira de orgânicos e ainda não tinha usado, resolvi reproduzir essa receita que minha mãe faz em casa. Tudo vai ao forno e é bem simples!

Ingredientes (rende uma pequena porção que acho que serve umas 3 pessoas)

3 berinjelas pequenas
1 pimentão grande ou 2 pequenos (vermelho ou amarelo)
1 cebola grande
uvas passas a gosto(opcional)
pimenta do reino a gosto
orégano
1 envelope de sazon salada
sal
3/4 de xícara de chá de azeite de oliva de boa qualidade
2 colheres de sopa de vinagre (se quiser pode colocar mais uma)
1/2 xícara de chá de azeitonas verdes picadas

Corte o pimentão, a cebola,e as berinjelas que devem estar sem as cascas, em tiras. Deixe as berinjelas por último para que não escureçam muito.
Em uma assadeira, disponha as berinjelas, a cebola, o pimentão , as uvas passas,salpique a pimenta do reino, o sazon, o orégano e regue com o azeite de oliva. Leve ao forno pré-aquecido 180°C por mais ou menos 50 min a 1 hora. A cada 20 min abra o forno e mexa os ingredientes , para que tudo fique bem cozido. Não deixe que o pimentão e as cebolas fiquem murchos demais. Retire do forno, espere uns 15 min e regue com o vinagre e acrescente as azeitonas, misturando bem. Experimente o sal e se precisar acrescente, assim também faça se achar que precisa de mais azeite de oliva.
Depois de frio coloque em um pote e guarde na geladeira. Faça com pelo menos 24 horas de antecendência, para que curta bem o sabor. Pode ser utilizado como entrada, ou para aquela hora de fome que você quer algo rápido . É só colocar no meio de um pãozinho e mandar ver!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário