domingo, 1 de dezembro de 2013

PUDIM DA TIA CONSTANÇA INCREMENTADO...TÃO BOM QUANDO ELA FAZ!



Olha ele aí!! Esse pudim é feito pela minha tia avó sempre que vamos lá pra minha mãe. É muito gostoso, não tem quem não elogie, e ela se orgulha toda em fazer e eu também porque ela já tem 89 anos de vida e ainda faz muitas coisas, é super ativa e alto astral. Quero ficar assim quando tiver essa idade!!!
Fiz a receita e acrescentei algumas coisas a mais, para dar aquele toque. Então lá vamos nós!

Ingredientes

2 latas de leite condensado (eu usei o moça que pra mim é o melhor)
2 latas de leite integral (use as latas do leite condensado como medida)
8 ovos inteiros
2 favas de baunilha

Para a calda

1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Comece colocando em uma panela o leite e as favas abertas ao meio para que as bolinhas saiam e aromatizem o leite. Quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe por uns 5 minutos.Coe e reserve(não tem problema se ficarem bolinhas de fava no leite, esse é o grande charme da coisa).

Calda (eu faço direto na forma): coloque o açúcar na forma e deixe derreter totalmente. O fogo deve ser médio para não queimar . Depois de derretido, acrescente a água. Vai endurecer o açúcar , mas não tem problema , com o aquecimento da água ele derreterá novamente, tem que ter paciência. Importante: não mexa com colher pois não dá certo, apenas vá mexendo a forma para que tudo se dissolva bem. A calda começa a engrossar e aí é a hora de desligar. Passe-a por toda a forna para que ela fique grudada nas paredes e reserve.

Em um liquidificador coloque as latas de leite condensado, o leite que já deve estar frio e vá acrescentando os ovos um a um conforme vai batendo. Segredinho: se você quiser o pudim sem furinhos, deixe essa mistura bater por pelo menos 10 min, já se gostar dele furadinho bata menos tempo, só para misturar (acho que uns 3 min).
Coloque tudo na forma, que deve ser grande , e leve para cozinhar em banho maria na panela de pudim ou no forno com uma forma com água por baixo. Não esqueça de tapar o pudim em ambos os casos e ficar de olho para a água não secar. Reserve uma chaleira de água quente por perto para repor se necessário. 
Eu faço na panela e leva mais ou menos de 50 min a 1 hora para ficar pronto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário