quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PÃO VIENENSE



 Adoro fazer pães, e hoje estava muito afim de fazer um , mas que fosse fácil sem muitas etapas, pois também tinha pouco tempo quando resolvi. Comecei a mexericar em alguns sites que gosto quando achei esse pão que parecia ser tudo de bom, fofinho com uma casquinha macia, perfeito para tomar com um cafezinho.
A única coisa que é necessária para essa receita é ter uma balança digital. Quem não tem aconselho e comprar uma , pois é um ótimo investimento na cozinha, já que muitas receitas são por peso. Não são caras e vale muuuito a pena.
Antes que me esqueça , retirei essa receita do blog La Cucinetta, que é maravilhoso, tudo de bom!

PÃO VIENENSE

Ingredientes

12g de ovo batido (levemente)
12g de açúcar
175g de água morna
9 g de azeite de oliva
9 g de fermento biológico seco
315g de farinha peneirada
7g de sal

Misture tudo e sove bem a massa, se tiver máquina de fazer pão melhor ainda, pois pode colocar tudo dentro e bater nela mesma. Deixe crescer em uma tigela bem tampadinha (com toalhas e se der coloque dentro do micro, mas sem ligá-lo). Se fizer na máquina de pão pode deixar crescer lá.
Depois de uma hora de descanso, retire a massa do recipiente e abra em formato retangular (polvilhe a bancada com farinha para não grudar). Comece a enrolar pelo lado mais comprido e vá apertando bem. Depois com as palmas das mãos, em movimentos de rolar, estique mais. Coloque para crescer mais uns 25 min, enquanto isso ligue o forno a 220°C. Antes de levar ao forno pincele água ,ou se tiver um borrifador melhor ainda e faça cortes diagonais por cima. Leve para assar, colocando no forno uma assadeira com água fervente na prateleira abaixo da que está o pão, deixe no forno durante os primeiros 10 minutos do cozimento depois retire. Isso ajuda a fazer uma fina casquinha, que faz toda a diferença (não se preocupe que não afetará o crescimento do pão durante o processo de assar).
Em 30 min  ou um pouco menos seu pão estará pronto para ser devorado!!!




 Fica fofo demais!
Bjkas pra todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário