domingo, 8 de setembro de 2013

CREME BRÛLÉE



Ai que maravilhaaa! Receita de origem francesa a base de leite, ovos, baunilha e açúcar, é uma senhora sobremesa, que encanta a todos além de ser deliciosa.
Já faz um tempo que desejo muito fazê-la. Esta aprendi em um curso de boulangerie e patisserrie que fiz já faz alguns anos atrás.
 A mais ou menos dois finais de semanas atrás recebi uns amigos ( mais que amigos) aqui em casa e resolvi que a sobremesa seria o tal creme. Como minha convidada Noelle é apreciadora da boa cozinha, e tem um blog maravilhoso(.mastigandocom.blogspot.com) tinha certeza que não erraria. E realmente fez o maior sucesso. Foram até fotografados por ela, que é fantástica nisso também, e ficaram lindos de morrer!

Ingredientes

500 ml de leite integral
500 ml de creme de leite
2 favas de baunilha
180 gr de açúcar
9 gemas
1 colher de sopa de extrato de baunilha(se usar a essência coloque 1 colher de chá)

Para caramelizar

Açúcar (eu usei o cristal orgânico)


Modo

Em uma panela ferva o leite com as favas abertas (eu raspei o centro delas para as bolinhas se espalharem  no leite). Desligue e deixe em infusão por 20 min. Enquanto isso misture os ovos com o açúcar até ficar homogêneo(não precisa bater muito). Com uma concha vá jogando o leite que já estará morno na mistura das gemas e mexa. Repita essa operação umas 3 vezes (isso serve para que as gemas não cozinhem quando o leite for jogado). Retorne com essa mistura para a panela do leite  retire as favas de baunilha que não serão mais necessárias e acrescente o creme de leite. Ligue o fogo novamente e mexa só para misturar e derreter bem o açúcar (não deve ferver) , mais ou menos uns 2 a 3 minutinhos.
Divida em ramequins (rende por volta de 9 ramequins). Se não tiver ramequins use xícaras de café com leite(200ml) que sejam de porcelana grossa.
Leve ao forno dentro de uma travessa, encha a mesma com água até mais ou menos a metade da altura dos ramequins (eles cozinham em banho- maria) e deixe por 50 min a 180°C.
Deixe esfriar completamente e leve a geladeira cobrindo com um papel alumínio por pelo menos umas 5 horas ou de um dia para outro.
Na hora de servir espalhe o açúcar por cima e passe o maçarico até dourar bem. Uma casquinha maravilhosa se formará e será uma explosão de sabores!!!




Bon appétit!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário