quarta-feira, 3 de abril de 2013

TORTA DE LIMÃO DIFERENTE





Nessa páscoa resolvi fazer uma sobremesa diferente, simples , mas muito saborosa.
Experimentei pela primeira vez nas férias de verão lá na mamy, quando uma amiga dela fez de sobremesa para um churrasco de domingo. Simplesmente adorei!! É leve , não enjoa e fica realmente divina. O maridão comeu de passar mal,kkkk.
Fiz algumas adaptações acrescentando mais ingredientes e ficou tudo de bom...sobrou só um pouquinho mas logo foi devorada no dia seguinte (aqui em casa só tem formiga!)

Ingredientes:

Massa (receita do Tudo gostoso)

2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
100grs de manteiga gelada picada (prefiro manteiga a margarina)
2 colh de sopa cheias de açúcar
1 pitada de sal
1 colh de sopa de fermento em pó

Misture tudo bem até ficar homogênea. Leve à geladeira por 30 min.
Unte com um pouco de manteiga o fundo e a lateral da forma( usei uma oval de 30X21) e forre com a massa incluindo as laterais. Faça furos com o garfo e leve ao forno pré aquecido 180° por 15 min ou até começar a dourar.
Deixe esfriar.

Recheio:

Creme branco

700 ml de leite integral
2 e 1/2 colheres de sopa cheias de amido de milho
1 gema
3/4 de xíc de açúcar

Leve ao fogo o leite, o amido de milho e a gema (eu adicionei 2 colh de sopa de extrato de baunilha, se for a essência coloque uma colher de chá somente). Misture o amido com um pouco do leite antes de colocar na panela para que possa dissolver. Mexa sempre até levantar fervura e engrossar. Desligue o fogo e só aí acrescente o açúcar, mexendo até dissolvê-lo ( mais ou menos 1 min). Coloque em uma tigela, cubra com um plástico (coloque o plástico direto em contato com o creme para que não forme aquela camada durinha em cima) e deixe amornar.

Creme de limão

1 lt de leite moça
suco de 2 limões

Misture ambos até dar a consistência firme.


Doce de leite

300g de doce de leite ( tem que ser daqueles bem firmes)


Montagem

Por cima da massa já fria coloque na seguinte ordem: o doce de leite, o creme branco(antes de colocar misture ele novamente dentro da tigela para que fique homogêneo),e o creme de limão. Para enfeitar e dar um sabor especial salpiquei por cima confeito de chocolate belga branco, mas se você não tiver pode ser chocolate branco ralado.
Cubra com papel alumínio e leve à geladeira. O certo é fazer de um dia para o outro, pois ela fica mais saborosa.


Olha como fica linda depois de cortada!











Nenhum comentário:

Postar um comentário