segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Esfiha super fácil



Geeeeeennnnteeeeeemmmmmmmmmmmm, essa receita é maaaara, súper fácil, não precisa deixar crescer a massa, é tudo de bom, e pode ser usada para outros tipos de salgados, como doguinho, enroladinho, etc...ela vem de uma comunidade do orkut que se chama "Culinária receitas". Bendita seja essa pessoa que desenvolveu algo tão prático e rápido de fazer. Como um lanche é perfeito, todo mundo vai amar!!

Massa:
1 e 1/2 xíc de água morna
1/2 xíc de óleo
1 colh de sopa de fermento biológico seco (é o que vem granulado)
2 colh de sopa de açúcar
1/2 colh de sopa de sal
1/2 k de farinha de trigo em média

Em uma travessa misture o óleo, o açúcar, o fermento, o sal, acrescente a água morna e mexa. Vá colocando a farinha de trigo (que deve estar peneirada) aos poucos .Quando desgrudar das mãos está pronta, não precisa sovar muito e cuide para não colocar farinha em excesso, pois a massa fica pesada.
Faça as esfihas com o recheio que quiser, eu fiz com uma mistura de presunto, queijo, tomate cereja, um pouco de requeijão só para dar liga e orégano, mas também pode ser de carne, calabresa, frango e outros mais.
Coloque as esfihas em uma travessa untada, pincele gema por cima e leve ao forno 180° a 200º até ficar douradinha.
A receita rendeu 18 esfihas, isso dependerá do tamanho que fizer.  Para que fiquem mais ou menos do mesmo tamanho pese a massa fazendo bolinhas de 60grs cada (que foi como eu fiz) , depois abra em uma superfície enfarinhada e recheie. Não deixe a massa muuuito fina pois ela pode estourar.
Beijos a todos e uma semana de muita luzzz!!!

2 comentários:

  1. Adorei a receita!!Vou testá-la e depois te conto! Obrigada por compartilhar!!!bjs.

    ResponderExcluir
  2. LU, adorei. Hoje decidi colocar a mão na massa e tentar a receita. Super fácil e fica uma delícia. Obrigada!!!
    Bj
    Dani

    ResponderExcluir