sábado, 26 de abril de 2014

BOLO DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE CREAM CHEESE E DOCE DE LEITE PARA UM ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS


Olha eu aqui tra vezzzzz!!!!! Hoje é um dia especial, meu filhote fez dez anos e não é todo dia que se faz dez anos ,então resolvi fazer um bolo especial diferente do que sempre faço. Procurei, procurei e achei algumas receitas e juntei com aquilo que costumo fazer e sabe que ficou bom demais, me surpreendi com o sabor e a leveza desse bolo, ele não pesa no estômago , pois não é doce e enjoativo. 
Adoro doces, mas ultimamente não tenho procurado doces muito doces e esse bolo é perfeito para aqueles que não gostam de coisas meladas demais.

Ingredientes ( a massa do bolo retirei do blog.icouldkillfordessert)

8 ovos inteiros
300 ml de leite integral
255ml de óleo de girassol ou canola
2 e 1/4 de  xícara de açúcar mascavo peneirado
2 colh de sobremesa de extrato de baunilha ( se usar a essência ponha menos)
2 3/4  de xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 xíc de cacau 100% em pó
1 colh de chá de bicarbonato de sódio
2 colh de chá de fermento químico
uma pitada de sal

Recheio

300 grs de cream cheese
300grs de creme leite fresco (aqueles mais firmes que vem em pote como a nata, não pode ser o de caixinha)
2 colh de sopa de doce de leite daqueles bem firmes (usei o salamandra)
1 xíc rasa de açúcar de confeiteiro peneirado
Morangos (usei mais ou menos uns 40 morangos. Corte-os ao meio e guarde alguns inteiros para colocar em cima para decorar)

Cobertura

200grs de chocolate meio amargo picadinho
400 grs de creme de leite fresco (nata)
2 colheres de sopa de licor amarula
1 colh de sopa de mel

Primeiro pré aqueça o forno a 180º graus e unte duas formas iguais de 20 ou 22cm de diâmetro com manteiga. Corte papel manteiga no tamanho do fundo da forma , coloque sobre esse fundo e unte novamente com manteiga. Polvilhe chocolate em pó no lugar da farinha de trigo, assim ele não fica esbranquiçado.
Para a massa:
Em uma tigela coloque os ovos, o leite, o extrato de baunilha ,o óleo e misture bem. Depois acrescente os ingredientes restantes(todos devem estar peneirados) e deixe o fermento e o bicarbonato por último.
A massa fica bem líquida, mas é assim mesmo.
Distribua a massa igualmente nas duas formas e leve ao forno. No meu forno levou 40 min, mas faça o teste do palito antes de retirá-lo.
Deixe esfriar, desenforme e corte aquela parte de cima que fica arredondada, deixando bem retinho.Não esqueça de retirar o papel manteiga.
A parte de baixo do bolo é a que vai ficar para cima para que fique perfeito.

Para o recheio: 
Misture o cream cheese com o doce de leite e o açúcar até ficar homogêneo. Bata o creme de leite mas não deixe ficar em ponto de chantilly. Misture os dois cremes e leve para gelar um pouco (ele deve ficar firme , mas não duro demais).

Para a ganache:
Em uma panela coloque o creme de leite e o mel e leve ao fogo até começar a fazer bolhinhas nas laterais. Desligue e jogue direto sobre o chocolate que deve estar em uma tigela de vidro ou porcelana, menos de plástico.Deixe descansar por dez minuto sem mexer e só então misture bem e acrescente o licor. Deixe esfriar.

Montagem

Coloque o primeiro bolo com a parte de baixo voltada para cima.Umedeço com uma mistura de leite condensado e água pra ficar mais ralinho, mas não coloque muito. Despeje o recheio e os morangos cortados. Eu coloquei algumas colheradinhas de doce de leite por cima , entre os morangos. Coloque o outro bolo com a parte de baixo voltada para cima novamente e umedeço mais um pouquinho. Com a ganache mais firme (não pode ter endurecido totalmente, ela tem que estar maleável para você espalhar, por isso fique de olho), cubra o bolo e decore com os morangos como sua criatividade permitir. Tenho certeza que fará o maior sucesso!

Olha só como fica lindo por dentro!!







2 comentários:

  1. Olá querida, adorei sua receita, so não entendi muito bem esse creme de leite, qual vc utiliza?? É aquele de 1 litro? Vc pode citar marca, pretendo fazer essa receita para o aniversario da minha mãe. Obrigada por dividir essa receita tao deliciosas conosco.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, desculpe te responder agora., fiquei um tempo sem entrar pois tive um problema com o blog e como não entendo nada de informática não conseguia acessar. Mas mesmo tarde vou te explicar. Aqui no sul usamos a nata para isso, mas em sua cidade acho que encontra como creme de leite fresco, mas não é aquele de 1 litro que é mais líquido. Esse é mais consistente e vem em potes de 300grs se não me engano e também é chamado de creme de leite fresco. Espero ter ajudado...bjks!!!

    ResponderExcluir