terça-feira, 8 de outubro de 2013

BOLO VERDE BETERRABA E UMA LINDA FOTO DA AMIGA NOELLE!!



Ontem, lendo o blog da minha amiga culinarista, desenhista, artesã, fotógrafa, mãe, esposa e tantas coisas mais, lembrei de um ingrediente que tinha em casa e que muitas pessoas jogam fora sem saber o quanto nutritiva ela é. Estou falando das folhas da beterraba que são uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Aqui no Brasil desperdiçamos muitos alimentos que poderiam ser usados tranquilamente em nossa dieta.
Então hoje acordei disposta a criar uma receita com as lindas folhinhas que estavam na geladeira me esperando para serem usufruídas!!!! Adorei a cor, no começo parecia que ficaria marrom como chocolate, mas depois de assado virou esse verde lindo e maravilhoso!
No fim da tarde levei um pedaço na casa da minha amiga Noelle, para ver se aprovava a invenção, pois a opinião dela é uma relíquia pra mim, ela também adora cozinha e tem um bolg maraa www.mastigandocom.blogspot.com ...depois da primeira mordida vi a carinha de aprovação e pra completar ganhei essa foto linda que ela tirou e que  só posso agradecer de coração!

Ingredientes

Folhas de beterraba lavadas (mais ou menos umas 10 a 15 folhas com os talos)
3 ovos inteiros (usei caipira... adooooorooooooooo)
3/4 de xíc de chá de óleo de girassol, canola ou milho
1 colher bem rasa de sobremesa de manteiga sem sal
1 1/2 xíc de chá de açúcar (usei orgânico)
2 xíc de chá de farinha de trigo peneirada
1 colh rasa de chá de canela em pó
1/2 colh de chá de cardamomo
1 colher de sopa de fermento químico

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a manteiga,e as folhas da beterraba. Bata bem até dissolver tudo.
Passe esta mistura para uma tigela e acrescente a farinha, a canela , o cardamomo e por último o fermento.
Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno 180º por mais ou menos 35 a 40 min, ou até colocar o palito e este sair limpo.
Para a cobertura vc pode usar e abusar do que mais gostar. Eu fiz uma ganache de chocolate branco e salpiquei pistache , mas pode polvilhar açúcar de confeiteiro somente ou fazer um brigadeiro branco molinho e cobrir.
Adorei inventar coisas na cozinha hoje !!!
Bjus a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário