segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PÃO ITALIANO


Nada mais gostoso que cheirinho de pão pela casa...lembra a infância da gente, quando brincávamos a tarde toda e lá vinha a mãe dizendo: "venham lanchar!!". Como era bom sentar à mesa e ver aquele pãozinho tilintando em cima da mesa pronto para ser devorado. Que tempo bom e que dá tanta saudade na gente...
Essa receita é bem simples e fácil de fazer, vai bem para acompanhar uma sopa ou um lanche da tarde.

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo de boa qualidade peneirada
20 gr de fermento biológico seco
275 ml de água em temperatura ambiente
1/2 colh rasa de sopa de sal
1 ovo

Misture os secos, acrescente o ovo (temp. ambiente) e a água aos poucos. A massa é dura e deve ser bem sovada. Se você tiver a máquina de pão pode colocar para bater a massa nela, no modo massa, se não tiver, chame o maridão o amigo, o vizinho pra revesar,kkkkk.
Faça uma bola com a massa e  com uma faca bem afiada ou uma lâmina risque um quadrado em cima . Borrife água (só um pouco) e farinha de trigo e leve para crescer. Uso uma técnica que aprendi no blog Panelaterapia que dá muuuuito certo para crescimento de pães: coloco o pão já na assadeira que irá usar, polvilhando farinha no fundo da mesma para que não grude, levo o pão para o forno e ligo na temperatura máx por 40 segundos desligando depois. Espero 15 min e repito o procedimento por mais 2 vezes ou até que o pão dobre de volume. Cresce muito rápido garante que cresça mesmo em dias frios.
Depois de todo esse procedimento ligo o forno, agora em 180 a 200 graus e deixo assando até dourar em cima.
Rende um pão grande...é tudo de bom, agora é só cortar o salame o queijo e abrir um bom vinho como fazem os italianos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário