domingo, 20 de março de 2011

Trufa de especiarias e nibs de cacau


Essas trufas são divinas, tem gosto marcante e exótico. Os nibs de cacau  que nada mais são que cacau puro ralado e tostado da um toque muito especial a essa receita. O nibs é considerado o caviar do chocolate e ainda não é produzido no Brasil, pode ser encontrado em casas de produtos para confeitaria da marca Callebaut.
.

Rende 40 trufas
150g de creme de leite de caixinha
300grs de choc dark (meio amargo de ótima qualidade, eu uso o belga)
50 ml de licor de chocolate ou amarula
2g de cravo em pó
3g de canela em pó
2g de noz moscada
3g de gengibre em pó

Cobertura

 300g de chocolate fracionado, eu uso o da Harald top que é muito bom , esse chocolate não precisa temperar (processo de resfriamento feito antes do uso). Para quem já mexe com chocolate e sabe a técnica pode usar chocolate nobre.
400g de nibs de cacau

Modo da massa
Derreta o choc no micro ou em banho Maria, leve o creme de leite ao fogo até começar a fazer bolhinhas nas laterais, desligue e misture os dois, acrescente o licor, o cravo a canela a noz e o gengibre até ficar bem homogêneo. Leve 24hrs à geladeira. Faça bolinhas de 12grs e novamente geladeira por mais 1 hora. As bolinhas podem ficar bem irregulares esse é o charme da trufa. Para não derreter com o contato das mãos, faço com duas colheres como apoio.

Derreta o choc para a cobertura e cubra as trufas, depois passe nos nibs, deixe secar e sirva.
Pode ficar fora da geladeira por 15 dias.
Aqui em casa nunca dura isso porque acaba bem antes.
Bjus a todos e ótima semana!!!!

Um comentário: